sexta-feira, 11 de março de 2011

Aldo Rebelo vem ao Acre discutir o novo Código Florestal

O deputado federal por São Paulo foi recebido na tarde desta quinta-feira, 11, pelo governador Tião Viana

Tião Vitor

O deputado Aldo Rebelo é o relator do projeto que institui o novo Código Florestal brasileiro, que está em tramitação no Congresso Nacional.  O parlamentar colhe informações no Acre que lhe subsidie o relatório a ser votado por seus pares em breve.  Rebelo estava acompanhado do deputado estadual Eduardo Farias, também do PcdoB.

Aldo Rebelo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro da coordenação política e líder do governo Lula na Câmara.  Ele já esteve no Acre algumas vezes e tem fortes laços de amizades com o Estado.  Esteve no Acre pela primeira vez no ano de 1979, quando ajudou a fundar o PcdoB no Estado.  Voltou em 1982 para fundar a União da Juventude Socialista (UJS).

Durante sua conversa com o governador, ele afirmou que o Acre se tornou símbolo nacional e internacional, graças às lutas travadaspor líderes como Chico Mendes, que defendeu o meio ambiente e os direitos do homem da floresta.

“O Acre que você conheceu não é mais o mesmo”, disse o governador Tião Viana referindo-se às mudanças registradas no Estado nos últimos anos.  Viana falou sobre as conquistas no campo da educação, que tiraram o Acre do último lugar na qualidade de ensino para ocupar uma das dez melhores posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.  “Estamos entre os dez, mas somos o quarto quando se analisa a educação básica do sexto ao nono Ano”, afirmou o governador.

Tião Viana também explicou ao deputado comunista como o Acre vem dialogando com os diversos setorespara garantir o crescimento econômico de forma sustentável, reduzindo os impactos ambientais e gerando emprego para quem antes não dispunha de oportunidades.

“O exemplo do Acre reforça a convicção de é possível transformar o Brasil tendo como base as ações sociais.  O que o governo do Acre tem feito aqui com limitações de recursos, é algo que precisa ser mostrado para o Brasil”, disse o Aldo Rebelo.

Rebelo afirmou que o novo Código Florestal tem que levar em consideração exemplos como o do Acre, que tem buscado proteger a fauna e a flora sem prejudicar os pequenos.

Visita à OCA

Aldo Rebelo foi convidado pelo governador Tião Viana um dos mais bem sucedidos projetos de aproximação da administração pública do cidadão: a OCA.  Em um único espaçoforam reunidas diversas instituições do poder público municipal, estadual e federal.  Ao todo são 27 parceiros que oferecem serviços que vão desde a emissão da carteira de identidade à de motorista.

A visita aconteceu já no fim da tarde, quando a OCA já se preparava para encerrar o expediente.  Mesmo assim, Rebelo foi informado que o índice de satisfação do cidadão atendido está em 88%.  “Só hoje, foram atendidos mais de 6 mil pessoas que buscaram diversos serviços”,explicou Anderson Cogo, gerente da OCA.

“Isso aqui é fantástico”, admirou-se Aldo Rebelo.  “Creio que esse é mais um bom exemplo que o Acre pode dar ao Brasil”, completou o parlamentar.

Tião Viana lembrou que, além dos serviços oferecidos pelo Estado e parceiros, o cidadão que procura a OCA tem acesso livre à internet.  “Quem quiser, pode usar diretamente os terminais de internet.  Quem não dispõe de conhecimento básico para usar os equipamentos, recebe o apoio de servidores que estão aqui para auxiliar a todos os cidadãos que nos procuram”, informou Cogo.

Nenhum comentário: