domingo, 13 de março de 2011

Aprovação do Código Florestal deve alterar Zoneamento de MT

O compromisso da Mesa Diretora da Câmara Federal de colocar em votação a partir da semana que vem o novo Código Florestal pode se tornar uma nova dor de cabeça para o governador Silval Barbosa (PMDB), pois ele difere em muitas coisas da proposta do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico - ZSEE aprovado pelos deputados recentemente, mas que aguarda sanção do chefe do Poder Executivo.

Fora isto, o Ministério Público já analisa um pedido de suspensão dos efeitos da nova legislação, com a competente declaração de inconstitucionalidade, caso o governador não vete a matéria que, segundo ambientalistas, não teria resguardado importantes decisões.

O governador Silval Barbosa lembrou que vai aguardar as definições para discutir com os deputados como será o posicionamento de Mato Grosso, que não pode ter definidos parâmetros de maneira geral para um Estado com especificidades que somente acontecem aqui e não em outras parte do país.

"Eu quero o melhor para Mato Grosso e acredito que devem ser respeitadas todas as vertentes, a da preservação ambiental; da exploração racional das riquezas naturais; da importância do agronegócio e da produção alimentar e os problemas inerentes à economia que uma lei ambiental pode provocar", disse o governador.

Silval Barbosa disse que o Executivo e o Legislativo irão encontrar soluções que contemplem as todos os envolvidos, sem fazer de nenhum dos lados uns mais importantes que os demais.

Nenhum comentário: