terça-feira, 15 de março de 2011

Novo conselho investigará oficiais acusados de grilagem de terras em MT

Alex Fama

O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou que um novo Conselho de Justificac¸a~o deverá ser formado para investigar as condutas do coronel Elierson Metello de Siqueira, coronel Adaildon Evaristo Moraes Costa, major Wlamir Luiz Gama de Figueiredo, major Jose´ Carlos de Moraes, capitão Robson de Oliveira Curi. Eles são acusados de integrarem grupo criminoso que teria participação em grilagem de terras na região do Araguaia.

O atual conselho de justificação foi declarado nulo pelo governador por conter falhas. Este conselho formado para julgar as ações dos militares sugeria a extinção do processo e consequentemente o arquivamento do processo contra os oficiais. "A vista do farto material constante dos autos, a ause^ncia da entrega do Libelo Acusato´rio pela Comissa~o na~o se justifica, e constitui motivo para na~o concordar com a extinc¸a~o dos autos e seu arquivamento. Devendo ser devidamente apuradas as condutas possivelmente cometidas pelos Justificantes", destaca o despacho do governador publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje.

O grupo foi preso na operação Pluma da Polícia Federal em julho do ano passado. Os oficiais da PM foram acusados de receber R$ 5 milhões em propinas dos envolvidos em grilagem de terras do governo e de particulares, fraudes de títulos, tentativa de homicídios.

Nenhum comentário: