quarta-feira, 27 de abril de 2011

Querência sai da lista dos maiores desmatadores; Alta Floresta pode ser o próximo

 secretária adjunta de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti creditou a um conjunto de fatores, a exclusão do município de Querência (945 quilômetros de Cuiabá, na Região Noroeste do Estado), da lista dos 41 que mais desmatam a Amazônia. A lista dos municípios campeões de desmatamento foi publicada nesta segunda-feira (25.04), no Diário Oficial da União (Portaria 139, do MMA). Querência, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), é o primeiro município de Mato Grosso a sair da lista. "Com a intensificação de ações no sentido de realizar um cadastramento em massa aliada a outras ações de monitoramento, fiscalização e responsabilização, contribuíram para reduzir os índices do desmatamento na região", destacou ela.

Na lista do Governo Federal figuram 41 municípios que mais desmatam, 19 deles são mato-grossenses. Por estarem na lista, essas localidades são alvo de constantes ações de fiscalização ambiental, regularização fundiária e ações provenientes da Operação Arco Verde - que levam alternativas econômicas sustentáveis e promovem a conservação da floresta. A lista foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente justamente para que eles tenham prioridade nas ações de fiscalização da devastação e em programas de criação de alternativas para a população que vive da exploração ilegal da floresta.

Para Maurren Lazzaretti "o exemplo de Querência além de ser um grande avanço é um incentivo para outros municípios mato-grossenses que ainda figuram como grandes desmatadores".

Agora Querência, que entrou na lista em 2007, está entre os municípios com desmatamento monitorado e sob controle, e deverá ser priorizado para receber incentivos econômicos, fiscais, planos, programas e projetos da União, voltados para o seu desenvolvimento econômico e social, em bases sustentáveis.

O município conseguiu reduzir o nível de desmatamento significativamente nos últimos dez anos. Em 2000 o desmatamento registrado no município foi de 477,1 km². Em 2010 essa área desmatada já era de 21 km². A secretária adjunta de Qualidade Ambiental acredita que a adesão dos proprietários rurais ao Cadastramento Ambiental Rural (CAR), foi fundamental para esse resultado positivo. Hoje, 80,51% do território passível de licenciamento ambiental no município possui registro órgão estadual de meio ambiente. Esse percentual corresponde a 828.349,92 hectares.

Para o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, "o trabalho feito pelos produtores rurais de Querência com o apoio de várias organizações sociais em favor da recuperação de áreas desmatadas é mais um exemplo de que é possível sim conciliar produção agropecuária e a conservação do meio ambiente".

Alta Floresta (803 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado), poderá ser o próximo município a ser excluído da lista. O município está próximo de conseguir atingir o número de 80% de sua área com Cadastramento Ambiental Rural na Sema. Hoje estão cadastrados no órgão ambiental 68,52% do território do município passível de licenciamento, percentual que corresponde a 612.991,31 hectares.

Nenhum comentário: